Mensagem do Pastor

Orientados para o futuro, contudo, enraizados na Fonte Mariana
Caríssimos Paroquianos e Estimados Leitores,
Estamos encerrando o ano da fé e o ano civil de 2013. É sempre momento de avaliar e olhar para frente. Muitas são as lembranças positivas do que vivenciamos e realizamos. Rendemos graças a Deus que nos acompanhou durante este ano com seu amor eterno. Seu silêncio, às vezes nos apavora, dando impressão que Deus viajou ou está ausente. Alguns sabem gritar para chamar ele de volta. Nós mesmos, desanimamos e choramos de tristeza longe de Sião (cf. salmo 137). Contudo, lendo com disposição interior de escuta a Sagrada Escritura, Deus nos convida a prestar mais atenção pelo seu silêncio.
Maria de Nazaré nos revela os segredos do silêncio de Deus. O que é que fez Maria, quando ela não foi acolhida na hospedaria? Quando Herodes mandou matar as crianças inocentes? Quando perdeu Jesus na peregrinação em Jerusalém? Quando São José empregou a partida definitiva deixando-a neste mundo? Quando ficava sabendo que Jesus missionário itinerante nem sobrava tempo para comer? Quando enfim se encontrou com Jesus ao pé da cruz?
Maria meditava todos os acontecimentos no seu coração (cf. Lc 2,19). Maria perguntava-se o que é que Deus queria dizer, fazer? Ela ruminava, mastigava, dialogava e chegava a solução da fé. “Bendita aquela que creu: o que lhe foi dito da parte do Senhor se cumprirá!” (Lc 1,45). O Evangelho de Maria foi Jesus e todos os acontecimentos em torno de Jesus. Pois é!
Escrito, é o mesmo Evangelho que Maria nos deixou. Ele nos é oferto e pregado como uma proposta de amor. Por isso, os semeadores ou os multiplicadores da Palavra devem sentir que eles não são sozinhos na caminhada apesar dos aparentes insucessos.
Em 2013, tivemos novas conquistas. Foi bom. Mas também não conseguimos realizar tudo o que foi planejado, por diversas circunstancias. Tentaremos em 2014, lançar as redes nas águas mais profundas em 2014. Lançar? Se o nosso coração arder do zelo missionário mariano de fazer que tudo o que planejamos no dia 26 de outubro, depois de rezar juntos, seja como uma “vinha, lavoura” para qual o Senhor nos contrata e nos envia trabalhar.
Já estamos em diversos níveis nos preparando para os desdobramentos da Missão Popular Diocesana - MPD. Vale lembrar que a jornada é laboriosa nos Planos Diocesanos de Evangelização: na época de CEBs, Desperta Campo Limpo, Prodine, Censo Diocesano, de criação de duas novas paróquias, de trabalho e despedida dos Jesuítas, de trabalho e despedida dos Maristas, do jubileu de prata da Paróquia, da reestruturação e reformas. Quereríamos levar a cara brasileira e missionária mariana. Não é? Que Maria antecipe a alegria feliz do Natal e de novo ano. Feliz e abençoado ano novo a todos.  

Pe. Sylvestre SM, sm

 

Copyright © 2013 PNSBC
Todos os direitos reservados. Todas as fotos, cujos créditos não estão anotados, são de Ossamu Sakaguti
Proibido a reprodução total ou parcial das matérias. Melhor visualizar usando área 1024 por 768 pixels